sábado, 23 de junho de 2012

Alunos do 2º Ano participam da aplicação da Provinha Brasil


Turmas Envolvidas: Alunos do 2º Ano dos Iniciais do Ensino Fundamental

Professores Envolvidos: Maria de Sousa Neta e Terezinha Gomes.

Datas de Aplicação: 20 e 21 de Junho/2012

Período de Aplicação: Matutino (Das 8h às 9h15)

Componente Curricular: Língua Portuguesa, Alfabetização e Letramento e Matemática.

Objetivo: Aplicar a avaliação externa “Provinha Brasil” para os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental para verificar as habilidades de alfabetização e alfabetização matemática já consolidadas, visando redirecionar a prática pedagógica para se atingir 100% de alfabetização nas turmas do 2º Ano até o final do ano letivo.



A Provinha Brasil é uma avaliação externa do Ministério da Educação – MEC – de caráter diagnóstico que visa auxiliar os(as) professores(as) do 2º Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares a identificar o desempenho de alfabetização e alfabetização matemática dos alunos. Esta avaliação pretende não “rotular” os alunos que estão alfabetizados e os que ainda não estão, mas objetiva fornecer informações necessárias aos profissionais da escola a compreender quais as habilidades e competências que já foram desenvolvidas pelos alunos nos aspectos de leitura, escrita, raciocínio lógico e cálculo matemático e quais os conteúdos que deverão ser trabalhados sistematicamente ao longo do ano escolar para que os discentes avancem no processo de ensino e aprendizagem.

Segundo o documento oficial desta avaliação externa, o “objetivo principal da avaliação é oferecer às redes de ensino um instrumento para acompanhar a evolução do trabalho desenvolvido nas escolas, e prevenir, assim, o diagnóstico tardio dos baixos níveis de alfabetização e letramento e letramento matemático”.

Assim sendo, o escopo central desta avaliação diagnóstica é o de contribuir com a melhoria da qualidade de ensino e para a redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas Diretrizes Nacionais de Educação para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A “Provinha Brasil” foi aplicada nesta Unidade de Educação e Ensino entre os dias 20 e 21 de Junho de 2012 com as turmas do 2º Ano “A” e “B” para um total de 36 alunos, sendo que no dia 20/06/2012 os alunos realizaram a avaliação de Leitura e no dia 21/06/2012 a avaliação de Matemática. A avaliação foi aplicada pelas docentes Maria de Sousa Neta e Terezinha Gomes, acompanhadas pela Auxiliar de Biblioteca Maria Aparecida Dias e pelo Coordenador Pedagógico Adriano Miranda.



Alunos do 2º Ano participando da Aplicação da Avaliação 


Através da correção das avaliações, os docentes que atuam nestas turmas e a Coordenação Pedagógica fez uma reflexão positiva de que as competências e habilidades exigidas para esta etapa de ensino estão sendo consolidadas por grande parte dos alunos, pois todos se encontram no nível 4 e 5 de alfabetização.


Professoras do 2º Ano realizando a leitura das questões da Provinha Brasil

Segundo o documento de correção da avaliação, no nível 4 os alunos são capazes de ler textos simples e são capazes de interpretá-los, localizando informações, realizando inferências e reconhecendo o assunto ou finalidade a partir da leitura autônoma desses textos.
Este trabalho de sucesso é o resultado do esforço entre professores, equipe pedagógica e diretiva no empenho da alfabetização com qualidade dos alunos desta Unidade Escolar.
A equipe docente e pedagógica espera que quando ocorrer a segunda etapa desta avaliação no segundo semestre letivo que 100% dos alunos que estão no nível 4 tenham avançado para o nível 5 e que os que se encontram no nível 5 continuem neste nível e de alfabetização e aprofundem ainda mais a capacidade de leitura, scrita e raciocínio lógico-matemático.

Texto escrito e postado por: Adriano Miranda - Coordenador Pedagógico

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